MED||AÇÃO

Neste material você vai encontrar propostas para a mediação de ARCADA, performance-filme que os estudantes poderão acessar virtualmente e de forma gratuita na escola. A ideia da mediação é criar contextos que ampliem as possibilidades de contato entre a obra e os espectadores, favorecendo o estabelecimento de vínculos afetivos e cognitivos com a obra. 

Ao contrário do que acontece na maioria dos museus, o teatro não oferece a possibilidade de mediação simultânea e, portanto, não é possível entrar em contato com a obra e dialogar com o mediador ao mesmo tempo (exceto nas tecnologias assistivas de inclusão - como audiodescrição, legendagem ou tradução para Libras). Assim, a proposta de mediação que apresentamos aqui é composta por atividades a serem realizadas antes de assistir à obra e também depois de assistir a ela. 

É importante lembrar que queremos manter a autonomia dos estudantes em seus processos como espectadores. Por isso, evitamos explicar a obra, estimulando-os a expressar suas ideias e sensações. Evitamos também a ideia de uma leitura correta da peça - muitas leituras são possíveis! - e também os spoilers, não queremos antecipar nada. Vamos deixar pistas!


 ENTREVISTA COM OS ARTISTAS


GLAUBER || CORADESQUI (Mediador)

É professor, pesquisador, dramaturgo e diretor de teatro, Doutor e Mestre em Arte pela Universidade de Brasília, desenvolve pesquisa sobre a cena contemporânea. Foi professor substituto no Departamento de Artes Cênicas daUnB, atuou também como docente na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e na Universidade Aberta do Brasil. Atualmente, integra o projeto "Aisthesis" - no qual investiga a criação na zona híbrida entre o teatro, a dança e a performance.

Este Projeto Foi Realizado Com Recursos Do Fundo De Apoio À Cultura Do Distrito Federal.